Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?

Recentemente o Dr. Fernando Valério fez um texto: portador de doença Celíaca, doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa é possível doar sangue? Confira o texto aqui!

Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?

Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?

Texto feito pelo Dr. Fernando Valério:

“Esta é uma pergunta frequente, com respostas conflitantes, já que os bancos de sangue se comportam de forma heterogênea a respeito de assunto.
Por isso, entrei em contato com a Dra. Araci Massami Sakashita, hematologista e coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Albert Einstein, um dos mais rigorosos e qualificados em nosso País.
Segundo a Portaria 158 (Fevereiro de 2016) do Ministério da Saúde, os portadores de DOENÇA AUTOIMUNE QUE COMPROMETA MAIS DE UM ÓRGÃO estão definitivamente excluídos da possibilidade de doar sangue.
A DOENÇA CELÍACA é uma alteração autoimune que compromete outros órgãos, como tireóide, pâncreas, cérebro, nervos, pele, coração e fígado, por exemplo. O mesmo processo ocorre nas doenças inflamatórias intestinais (DOENÇA DE CROHN e RETOCOLITE ULCERATIVA IDIOPÁTICA), que afetam articulações, olhos, fígado e vias biliares, e pele. Todas estas doenças se enquadram neste grupo citado pela portaria.
Entendo a frustração de pacientes celíacos, com doenças inflamatórias intestinais e outras doenças autoimunes, que mesmo com os sintomas e exames controlados, não podem realizar este ato espontâneo de generosidade. Poder ajudar ao próximo doando sangue é um ato bonito e puro, já que nunca sabemos realmente quem receberá o nosso sangue. Mas existe uma regra chamada “Princípio da Precaução”, que atinge e defende os doadores e receptores de qualquer risco. E é nesta regra que a lei se baseia.
Felizmente há muitas outras maneiras de ajudar a quem precisa e nos pede ajuda, tão nobres quanto doar sangue e que não trazem restrições ou riscos.
O amor sincero não segue apenas um caminho! Basta estar atento ao que está nossa volta e saberemos como e a quem ajudar!”

Créditos : Dr. Fernando Valério

Caso haja interesse, também temos um post sobre esse assunto, dê uma olhada por aqui!

O que você achou sobre :Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Você também pode gostar desses textos feito pelo Dr. Fernando Valério:

Estamos publicando todo dia agora !

Uffa, voltamos! Este foi o 1° post desse ano e está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, não percam !

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


2 comentários em “Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?

  • 4 de fevereiro de 2020 em 22:29
    Permalink

    Eu gostaria de saber então sobre outros tipos de doação como medula óssea e órgãos? Cornea? Poderiam ser doados?

    Resposta
    • NaoContemGluten
      12 de agosto de 2020 em 12:57
      Permalink

      Olá Isabela, tudo bem? A princípio sim, todos os órgãos são sujeitos a avaliação prévia da equipe que vai cuidar do transplante. Lembrando que celíacos tem chance aumentada de desenvolver outras doenças autoimune incluindo nessa lista: problemas nos olhos, figado e rim.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *