DOENÇA CELÍACA, ALERGIAS E DOENÇAS AUTOIMUNES: CHEGAMOS NA CURA? SERÁ?

DOENÇA CELÍACA, ALERGIAS E DOENÇAS AUTOIMUNES: CHEGAMOS NA CURA? SERÁ?
Texto feito por Dr. Fernando Valério:
“A doença celíaca, alergias e outras doenças autoimunes seguem o mesmo fundamento, “A RESPOSTA IMUNOLÓGICA EXACERBADA CONTRA UM POSSÍVEL AGRESSOR E A NÓS MESMOS”. Até hoje tratamos estas alterações de duas formas: evitando o agressor, quando sabemos quem ele é, ou minimizando a resposta do nosso sistema imunológico através de medicamentos (corticóides, imunossupressores, anti-inflamatórios, antialérgicos).
Na verdade nunca conseguimos resolver os conflitos entre um agente externo e os nossos seguranças imunológicos. Nunca deixaram de ser inimigos!
Mas a ciência pode ter apresentado resultados extraordinários para resolver estas questões de “mau relacionamento”! Talvez estejamos diante de algo tão fantástico como a descoberta dos antibióticos! Mas antes de nos deslumbrarmos e criarmos expectativas exageradas, sugiro uma avaliação bem crítica do que foi apresentado e dito.
Na última semana, no Congresso da União Europeia de Gastroenterologia (em Barcelona), foi apresentado um estudo sugerindo a possível CURA para a DOENÇA CELÍACA. E por que esta doença foi a escolhida para o teste da nova tecnologia? Porque a doença celíaca é a única doença autoimune em que sabemos e controlamos o desencadeante, o GLÚTEN. Neste novo tratamento, a parte do glúten que nos agride, uma proteína chamada GLIADINA, é colocada dentro de uma minúscula partícula biodegradável chamada NANOPARTÍCULA. Quando injetada nos pacientes celíacos, esta nanopartícula apresenta a gliadina ao sistema imunológico destes pacientes, mas de maneira controlada, fazendo com que ele acredite que a substância é segura e não a agredindo. Ou seja, o medicamento proposto faria a RECONCILIAÇÃO entre as partes, fazendo com que vivessem em harmonia e tolerância.
Segundo os autores do estudo, isto que fez com que pacientes celíacos pudessem comer o glúten com a redução da resposta inflamatória. Pensando desta forma, esta tecnologia poderia ser aplicada para várias outras doenças como ASMA, ALERGIAS, DIABETES e ESCLEROSE MÚLTIPLA, por exemplo.
Só que quando se pensa em ciência, critérios têm que ser observados e respeitados. Este estudo ainda não está publicado para a visualização pública do meio médico, e o trabalho foi apresentado na última hora no congresso, não estando incluído na programação original. Não gosto quando a mídia sabe antes do que as publicações especializadas. Isto traz um viés de marketing e comércio não indicado nesta fase de pesquisa, ainda mais quando a tecnologia já foi vendida a um grande laboratório, como neste caso. Além disso, estudos sobre o desenvolvimento de medicamentos devem ser registrados e os resultados divulgados para a comunidade médica, e desde o período de captação de pacientes para a pesquisa. Não encontrei estes registros, mas gostaria de recebê-los caso alguém os possua.
Mas não fiquemos frustrados e não achem que não estou feliz com a notícia, pelo contrário! Estou radiante, mas acredito que algumas normas são importantes e nos trazem segurança. A tecnologia pode ser realmente promissora e está em estudo em grandes centros, seguindo todas as regras de registro de pesquisa e demonstrando os seus resultados publicamente a cada etapa. Tanto que o medicamento TIMP-GLIA, já está em uma segunda fase de estudos para os pacientes celíacos, usando a mesma tecnologia, sempre divulgando os resultados. Vamos aguardar a continuidade destas pesquisas e torcer muito.
Podemos estar realmente chegando lá!”

O que você achou sobre : DOENÇA CELÍACA, ALERGIAS E DOENÇAS AUTOIMUNES: CHEGAMOS NA CURA? SERÁ? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o centésimo trigésimo nono post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 130 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 226, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar destes textos feitos por Dr. Fernando Valério :

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


,

2 comentários em “DOENÇA CELÍACA, ALERGIAS E DOENÇAS AUTOIMUNES: CHEGAMOS NA CURA? SERÁ?

  • 30 de outubro de 2019 em 22:47
    Permalink

    Não vejo a hora dessa cura chegar não porque vou comer glúten novamente ,minha vida é muito melhor sem glúten ,o problema que seria resolvido seria os impactos causados pela contaminação cruzada !

    Resposta
  • 17 de novembro de 2019 em 14:48
    Permalink

    Vamos torcer que a pesquisa evolua positivamente e que em um curto espaço de tempo tenhamos acesso a medicação.
    Que não demore 25 anos como o remédio para a gastrite
    wj

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *