Celíacos podem doar sangue?

  • “Celíacos podem doar sangue ?”

Essa é uma das perguntas que mais nos fazem aqui no portal NCG.org.

A doença celíaca é classificada como doença autoimune e, nesse caso não é possível celíaco doar sangue. Para ter certeza absoluta se é possível ou não, entramos em contato com a Fundação Pró Sangue de São Paulo e eles foram muito rápidos ao nos responder assim como também foram muito atenciosos!

Celíacos podem doar sangue?  Resposta da Fundação Pró Sangue

Seguimos as normas do Ministério da Saúde e informamos que no que se refere a doença celíaca a doação pode ser feita, desde que a doença esteja controlada.

É importante porém mencionar que o candidato à doação estará sempre sujeito a avaliação final do pessoal da Triagem –  um dos estágios da doação –  os quais estarão melhor habilitados a verificar as condições físicas do doador.”

As doenças autoimunes em geral não permitem a doação de sangue , porém estarão sempre sujeitas à avaliação do pessoal da Triagem e devem ser reportadas a eles.

Fomos pesquisar em outros países e a instrução é sempre essa : Se o doador celíaco estiver com a doença celíaca em remissão, seguindo a dieta sem glúten corretamente e passar pela triagem inicial, então pode doar sangue sem problemas!

Vale lembrar que existem outros pré-requisitos para se doar sangue, como peso mínimo, limite de idade, pressão arterial , etc… Para maiores informações, acessem o site da Fundação Pró Sangue!

Se você que é celíaco (a) e está com a dieta 100% sem glúten, todos os exames de rotinas normais e quer doar sangue, vá e faça sua parte! Não esqueça de levar seu lanchinho sem gluten, pois com quase certeza absoluta os locais de doação ainda não estão preparados para nos receber!

O que você achou sobre essa matéria: Celíacos podem doar sangue? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Você também pode gostar :

Estamos publicando todo dia agora !

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *