Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?

Hoje em dia é bem comum ver pessoas usando a luva fora de casa devido à pandemia (para não entrar em contato com o vírus) e o uso de luvas também é eficiente para portadores da doença celíaca e alérgicos ao trigo.

Por isso hoje vamos abordar o tema: Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?

Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?

Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?

 

Indo direto ao ponto, sim uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia.

Acredito que muitos celíacos, já sofreram contaminação cruzada e pensaram “onde será que eu me contaminei??”

Normalmente o que vem em mente é se comeu algum alimento que estava glutenado, mas poucas pessoas pensam que pode estar se contaminando no dia-a-dia através das suas mãos. Onde você encosta em local que pode ter resíduos de gluten deixado por outras pessoas ou depósito de farinha de trigo (farinha que pousou) se houver comércio de produtos com gluten por perto, e acaba encostando em seu rosto, celular e em outros objetos que você carrega (bolsa, mochila, casacos, etc…).

Onde pode ter resíduos de gluten?

Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?

Hoje em dia, dificilmente não encontramos um quiosque ou uma barraquinha que vende comida com gluten, e é muito comum ver pessoas consumindo na rua enquanto está andando. Você pode até pensar “ok, mas o que tem a ver com o tema dos locais que pode conter contaminação cruzada por gluten??”

Tem tudo a ver ! Pois muitas pessoas comem um alimento que contém gluten e seguem a seu trajetória como por exemplo: metrô, ônibus, shopping e faculdade, e até chegar lá vai encostando em lugares como: botão de elevador, botão da cancela do estacionamento, corrimão, apoio de braço do metro/õnibus e em todo canto que você pode imaginar e que também você costuma encostar no seu dia-a-dia.

Muitas pessoas acabam não enxergando essas pequenas contaminações cruzada por gluten que sofremos no dia-a-dia e vai se expondo a ela várias vezes ao dia até chegar no limite de gluten que suportamos, e passam mal sem nem saber o que comeu que estava glutenado ou onde foi o local que estava glutenado…

Porém, não é só tragédia, a luva está aqui pra nos proteger de algumas dessas contaminações cruzadas (que são bem diretas).

Onde e quando usar a luva para evitar a contaminação cruzada por gluten?

Uso de luvas minimiza a contaminação cruzada por gluten no dia-a-dia?
Fonte da imagem: veganfoundry.com

Vou contar pelas minhas experiências, costumo usar luvas enquanto faço minhas compras, porque em todos os supermercados(seja hipermercado ou uma loja pequena de bairro) vendem farinha de trigo e todos eles são organizados pelo funcionário da loja. Acredito que você já viu alguém arrumando os produtos enquanto você faz a compra, e a farinha de trigo e produtos que contém gluten não é uma exceção, o funcionário pode arrumar as farinhas de trigo e depois arrumar um produto que não contém gluten e por isso a embalagem acaba sofrendo esse contato direto do gluten. E isso pode acontecer também por conta dos clientes que não são celíacos, que pegam na mão o pacote da farinha de trigo e depois em seguida pega na mão um produto sem gluten e coloca de volta na prateleira.

Por isso costumo usar as luvas nas minhas compras, assim evito o contato com os resíduos de gluten e repassar ele nas minhas compras, em mim ou nos meus objetos pessoais(e é exatamente por isso que sempre recomendamos lavar as mãos e as embalagens de produtos quando chegar em casa).

E antes de finalizar este post, tomem bastante cuidado na hora de retirar as luvas de suas mãos!!

Se você encostar na superfície da luva, onde tem uma grande chance de estar com resíduos de gluten, todos os cuidados que tomou durante a sua compra vai em vão. Por isso sempre quando for retirar a luva, vire ela ao avesso para evitar o contato na parte glutenada e jogue ao lixo.

Uso de luvas ajuda a se livrar do gluten e da contaminação cruzada? | A Casa Sem Gluten

Você também pode gostar :

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Entre em contato conosco se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar:

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

Gostou dessa post?? compartilhe com seus amigos nas suas rede sociais por aqui!

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *