INTOLERÂNCIA AO TRIGO NÃO CELÍACA (ITNC) – Dr Fernando Valério

INTOLERÂNCIA AO TRIGO NÃO CELÍACA (ITNC) – Dr Fernando Valério
Este é um diagnóstico médico bastante interessante e que é aplicado a pessoas que sofrem com a ingestão do TRIGO, mas que na verdade não têm qualquer distúrbio relacionado ao GLÚTEN. Mas o que será que trigo traz na sua composição, além do glúten, que poderia trazer tais transtornos digestivos?
O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, e que é responsável por uma série de alterações intestinais e extra-intestinais em pacientes com DOENÇA CELÍACA, SENSIBILIDADE ao GLÚTEN NÃO CELÍACA e ALERGIA AO GLÚTEN.
Antes de pensarmos em ITNC, é SEMPRE preciso que todos estes diagnósticos sejam excluídos!
Há muitos anos estudamos a relação dos alimentos ao desencadeamento de sintomas digestivos como gases intestinais, diarreia, constipação, distensão e dores abdominais. E o trigo sempre foi citado como um dos grandes causadores destes sintomas, principalmente em pacientes com a SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL (SII). Tanto que a dieta usada no seu tratamento, a dieta “low FODMAP’s (que se baseia na exclusão alimentos ricos em açúcares com alta capacidade de fermentação), originalmente excluía o glúten da alimentação destas pessoas.
SÓ QUE EM ALGUNS CASOS O GLÚTEN NÃO É O VILÃO!
Hoje sabemos que o trigo traz na sua composição duas substâncias que são possíveis causadoras de distúrbios digestivos: o FRUTANO e os ATIS (inibidores da amilase e da tripsina).
O frutano é um tipo de carboidrato (açúcar) encontrado em plantas, como o trigo. Em estudos em que pacientes comeram barras com glúten, frutano e um placebo, os resultados foram surpreendentes. Os pacientes que não tinham diagnósticos relacionados ao glúten, como na SII, o maior responsável pelos sintomas foi o frutano. Este açúcar também está presente na alcachofra, aspargos, alho, cebola, melancia, brócolis e pistache, por exemplo.
Como seres humanos, nos faltam enzimas capazes de quebrar a molécula do frutano e facilitar a sua digestão. E quanto mais ingerimos o frutano, mais suscetíveis estamos aos processos de fermentação, produção de gases e alterações na flora intestinal. E todo este processo culmina com alterações na permeabilidade intestinal, na motilidade intestinal, na resposta imunológica e na sensibilidade dolorosa do intestino.
Os ATIs, por outro lado, correspondem a 4% das proteínas encontradas no trigo, e protegem a planta inibindo a ação de enzimas bacterianas e aumentando a resistências às pragas e parasitas. A questão é que o que é protetor para o trigo, pode ser lesivo ao nosso intestino. Estudos mostram que os ATIs podem alterar a imunidade do nosso intestino, assim como induzir a um processo inflamatório. Estas alterações também seriam responsáveis pelos sintomas digestivos citados.
Por isso, antes de retirar o glúten da sua dieta de maneira equivocada, caso apresente sintomas digestivos, exclua diagnósticos relacionados a esta proteína. Caso estas pesquisas se mostrem negativas, lembre-se de que no trigo há outras possibilidades nutricionais também capazes de prejudicar o nosso intestino e a nossa qualidade de vida.

Texto : Dr. Fernando Valério

Saiba mais : Nutricionista e gastro especialista em doença celíaca 

O que você achou sobre : INTOLERÂNCIA AO TRIGO NÃO CELÍACA (ITNC) – Dr Fernando Valério ?? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o centésimo décimo sétimo post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 100 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 248, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar dessas matérias :

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *