Glúten inalado : também pode afetar você!

Se você é celíaco ou sensível ao glúten, não basta apenas evitar comer o gluten, respirar a farinha de trigo(gluten) também pode afetar você. Não necessariamente precisa ser hipersensível para que isso aconteça e vamos explicar o porquê.

Glúten inalado: evidência médica

Glúten inalado : também pode afetar você!

Evidências na literatura científica mostram que a inalação do glúten presente no ar pode afetar os celíacos e manter ativa ou reativar a resposta auto-imune, causando danos ao intestino e a outros órgãos. Também existem inúmeros testemunhos de pessoas em fóruns de língua inglesa a esse respeito.

No entanto, a partir de 2019, nenhum estudo de pesquisa foi realizado, que é a base para padronizar as recomendações clínicas. A evidência é baseada apenas em casos documentados.

Doença celíaca refratária ao glúten inalado: casos documentados em 2007

Glúten inalado : também pode afetar você!

Um artigo médico publicado no New England Journal of Medicine em 2007 documenta o caso de dois agricultores diagnosticados com doença celíaca que não responderam à dieta sem glúten. Ou seja, eles tinham doença celíaca refratária. Esta é uma complicação muito séria, que pode levar ao linfoma intestinal.

Ambos passaram o tempo diariamente em um espaço fechado, alimentando seus animais com ração contendo trigo (11%) e cevada (30%). Segundo os dados do fabricante, 94% do produto permaneceu compactado e liberou 6% em pó.

Os pesquisadores estimaram que os pacientes eram potencialmente expostos todos os dias a mais de 150 g de partículas de poeira contendo glúten que inalavam e ingeriam. Este número representa 15.000 vezes a quantidade de glúten considerada como “limite de tolerância” em celíacos (10 mg de glúten).

Eles foram aconselhados a usar máscaras faciais para evitar ou minimizar a inalação de glúten em pó. Como resultado de seu uso, as biópsias intestinais de um dos pacientes praticamente se normalizaram. O outro teve uma recuperação intestinal leve, mas uma grande melhora nos sintomas.

Conclusões do estudo

Glúten inalado : também pode afetar você!

Os cientistas concluíram que esses casos demonstram a necessidade de aumentar a conscientização sobre fontes ocultas de glúten, inaladas e ingeridas. Parte do pó de glúten que você respira acaba acessando a boca, é engolido e atinge o intestino.

Além disso, os cientistas alertaram sobre os possíveis riscos de alimentos para animais. Tanto comida de cachorro, gatos, peixes, tartarugas, etc. eles geralmente têm cereais com glúten em sua composição.

O que tudo isso significa para celíacos e sensíveis ao glúten?

Glúten inalado : também pode afetar você!

Esses estudos mostram que respirar o ar com glúten pode afetá-lo. Você não precisa ter extrema sensibilidade para que isso aconteça. Depende da concentração e do tempo de exposição.

No entanto, como apontamos no início, não existem diretrizes estabelecidas, devido à falta de estudos. Ainda é uma terra inexplorada.

Lembre-se de que a doença celíaca não é uma alergia ou uma mera doença digestiva. É uma doença sistêmica autoimune que sempre danifica o intestino e também pode atacar qualquer órgão ou tecido corporal. Uma doença celíaca não controlada o expõe ao risco de desenvolver múltiplas complicações, algumas delas muito graves.

Que medidas você pode tomar para evitar respirar o glúten?

Para evitar o glúten no ar, você precisa identificar situações de risco. Aqui estão algumas sugestões básicas, extraídas deste artigo Symptoms From Inhaling Airborne Gluten:

  • Nunca use farinha de trigo(gluten) em sua cozinha.
  • Não deixe mais ninguém usar farinha de trigo(gluten) em sua cozinha.
  • Não visite amigos e familiares em suas cozinhas enquanto estiverem usando farinha de trigo(gluten).
  • Não trabalhe com farinha de trigo(gluten).
  • Substitua a comida do seu animal de estimação por alimentos certificados sem glúten, que agora começam a estar disponíveis no mercado. Não basta que outra pessoa alimente seus animais ou mantenha a tigela de comida longe de casa (por exemplo, no jardim). Porque Como a poeira permanece presa ao focinho, ao pêlo … e pode contaminá-lo quando você os acaricia, eles lambem você, etc … Não apenas pela inalação, mas também pelos restos que permanecem em suas mãos. Estes podem chegar à boca ou contaminar os alimentos quando manuseados.
  • Evite padarias e outros locais com fornos para fabricar produtos que contém glúten. Uma preocupação é supermercados e hipermercados. Praticamente todo mundo tem seus próprios fornos. Você não deve apenas evitar se aproximar da área de padaria. Por que ??Porque a farinha pode estar presente no ar de todo o compartimento, dependendo do sistema de ventilação. Isso e o tamanho do recinto são fatores que podem influenciar, como apontado por Kasim y col.
  • Neste artigo (Sintomas da inalação de glúten no ar), observe-se que o drywall, assim como betumes e compostos prontos para uso, podem conter trigo, algo que não conseguimos contrastar. Nesse caso, você deve evitar os locais onde está cortando e instalando drywall; Se você precisar fazer um trabalho em casa assim, fique longe até que o local de trabalho tenha sido completamente limpo e ventilado.

Fonte : www.singlutensalud.com

O que você achou sobre : Glúten inalado: também pode afetar você ?? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o centésimo décimo terceiro post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 100 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 247, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar :

 

 

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *