Tripla lavagem: como limpar o gluten da sua casa

Eu ia começar o texto explicando o que é a tripla lavagem, mas pensando bem vou “começar do começo “!

Quando eu descobri a doença celíaca, apesar de estar muito doente há 6 anos sem saber direito a causa de tanta complicação, eu nem fazia ideia do quanto o glúten – que eu nem sabia o que era direito – mudaria a minha vida. Logo de cara minha reação foi : ok! Eu posso viver sem comer trigo! E em seguida quando me lembrei que nosso passeio gastronômico predileto era um restaurante italiano : ahhhh… uma vez por mês comer lá deve ser tranquilo… Como eu disse, eu estava muito doente e já evitava inclusive comer farinha branca. Tinha muita consciência do que eu comia, naquela época eu já descascava mais legumes do que abria pacotes de industrializados…. deixar de comer vários alimentos já fazia parte da minha vida e mesmo evitando ao máximo comer farinha de trigo, eu ainda permanecia doente. Assim que eu descobri a doença celíaca (em um outro post posso contar a minha história…) decidi já iniciar a dieta no dia seguinte no café da manhã. Fiz uma pesquisa básica no Google e segui determinada a fazer tudo certinho. Separei uns utensílios na cozinha para mim, e apesar de não ter lavado de forma especial nada, em uma semana já notei muita melhora em muitos sintomas. Foi quando eu fui cozinhar um macarrão com glúten para os comedores de glúten da família e só aquele vapor e depois ter escorrido o macarrão, já me causou náuseas e tontura. Naquele momento pude perceber que uma vez por mês comer trigo seria impossível! Eu ainda assava meu pão sem glúten em assadeiras que antes tinha assado com trigo, não havia feito grandes mudanças porque eu acreditava que bastava não comer o glúten e não manipular alimentos feitos com trigo era suficiente para manter minha saúde. Rapidamente descobri que era um pouco mais complicado, minha barriga estufava, o corpo ficava muito cansado, tinha vários sintomas.

Decidi limpar a cozinha inteira, joguei muitas vasilhas fora, comprei um armário novo, limpei fogão, forno, geladeira e apesar de ainda não conhecer como era a tripla lavagem, obtive um excelente resultado. Toda essa explicação foi para justificar que realmente há necessidade de limpar o organismo por dentro e também o meio ambiente onde o celíaco vive e prepara suas refeições. Eu sei, por experiência própria, que à primeira vista parece um exagero, quase uma frescura ou uma paranoia, mas comprovei que realmente é necessário! Gostaria de fazer uma metáfora: imagine o seu carro bem sujo, com lama, poeira, folha de árvore grudada, um horror…. se um passarinho fizer um cocozinho bem em cima, talvez você nem repare no meio de tanta sujeira (apesar do cocozinho ainda estar lá )!Porém, se o seu carro acabou de sair do lava rápido, está tinindo de limpo, se cair uma gota de água você vai reparar rapidamente, imagine o cocozinho do passarinho!!!!!!!!! Assim é com o nosso organismo! Você deixou de comer glúten, você não consome alimentos que sofreram contaminação cruzada, você só usa produtos de higiene pessoal sem glúten, então quando houver uma contaminação cruzada você vai logo reparar, vai conseguir sentir, não porque se tornou sensível, simplesmente porque “seu carro está limpo, está tinindo” ! Se o seu organismo estiver ainda com resquícios de glúten e houver contato com mais glúten através de pequenas contaminações, provavelmente você não vai observar/reparar em sintomas, mas o glúten estará lá desafiando seu sistema imunológico e causando uma guerra invisível e silenciosa dentro do seu corpo. Sim, parece dramático, mas não é! As pessoas tem muito medo do câncer, com razão afinal mata rapidamente, mas doenças autoimunes descontroladas matam lentamente e de forma dolorosa, além de no fim das contas se transformar em câncer quase que invariavelmente. E não! Não tenho dados, nem pesquisei por estudos científicos nem nada provado matematicamente, apenas minha observação na vida cotidiana e no grupo celíaco. Agora, sem mais delongas rssssss , vamos à tripla lavagem!

O que é a tripla lavagem?

Uma lavagem de utensílios de cozinha e eletrodomésticos usados para os tornar aptos para o manuseio e utilização de celíacos.

Por que fazer a tripla lavagem?

Porque celíacos suportam até 20 partes por milhão/PPMs de contato com o trigo. Se todo o utensílio utilizado tiver resquícios de glúten/trigo atingirá o patamar de 20 ppms muito rapidamente e continuará adoecendo.

O que eu posso reaproveitar e o que preciso jogar fora?

Vidro, inox, teflon, alumínio podem ser lavados e utilizados. Plástico, madeira, bambu, cerâmica, se houver riscos, lascados melhor descartar.

Eu não sou rico para trocar tudo, “celíaco tem que ser rico”, e agora o que eu faço?

Calma! Vamos fazer o melhor que pudermos com o que temos disponível! Primeiro avalie se está em negação e está sendo mesquinho com sua saúde! Se a resposta for não, limpe tudo o melhor que você puder! Se o seu forno estiver bem encalacrado e mesmo com a tripla lavagem ele permanecer com aspecto de sujo e você não tem condições financeiras de comprar outro no momento, não se preocupe! Proteja sua assadeira com papel alumínio, proteja o alimento que for assar tampando com alumínio, enfim, encontre uma forma de se contaminar o menos possível!

O que fazer com o liquidificador, a batedeira, o mixer, o processador, a sanduicheira?

O copo do liquidificador pode ser trocado por um novo, assim o custo fica bem mais baixo. Caso você não tenha condições de comprar outro, lave o melhor que você puder tentando tirar toda a sujeirinha grudada. A batedeira é o pior eletrodoméstico da cozinha, pois a maioria tem o respiro do motor aberto e por esse orifício entra muita farinha. O ideal seria trocar ou pelo menos enviar para uma assistência técnica para fazer uma limpeza interna. Torradeiras devem ser inutilizadas, pois não tem como acessar a parte interna sem danificar o produto.

Tripla lavagem: como limpar o gluten da sua casa

Tripla lavagem: como limpar o gluten da sua casa passo-a-passo

Em resumo, tudo o que você conseguir limpar, você pode utilizar, o que não for possível doe, pense em primeiro lugar na sua saúde!

Quais os materiais para fazer a tripla lavagem?

  • Três esponjas (ou palha de aço, para panelas que puderem ser lavadas com palha de aço)
  • água morna
  • detergente neutro
  • vinagre
  • bicarbonato de sódio
  • pano descartável
  • álcool 70°
  • papel toalha
  • luvas de borracha.

Posso usar água sanitária (ou cloro) ou álcool?

Você até pode, porém vinagre, bicarbonato de sódio e detergente serão mais úteis para remover resquícios de trigo em seus utensílios! Lembre-se que o glúten é a proteína do trigo, ele é uma partícula e não um microorganismo que morre com o cloro. Nem altas temperaturas como em fornos, o glúten se degrada, então cloro não vai “matar ou exterminar ” o glúten. A sua missão é desgrudar/ descolar o glúten dos utensílios!

Como realizar a tripla lavagem?
Faça uma mistura com o detergente, o vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Lave com água morna todos os potes, vasilhas, pratos, copos, garfos, facas, colheres, fogão, forno, superfícies, armários, etc que você separou e avaliou que estão em bom estado de conservação. Para isso utilize uma das três esponjas novas que você providenciou e a mistura de detergente. Enxague bem e jogue essa esponja no lixo. Repita o processo usando a segunda esponja das três! Enxague tudo e jogue a esponja fora. Por fim, pegue a última esponja e lave somente com detergente, enxague e utilize os panos descartáveis ou papel toalha para secar. Por fim, passe o álcool 70° para se certificar que retirou tudo mesmo!

Caso você esteja reclamando ou esbravejando por todo esse trabalhão que você vai ter, pense pelo lado positivo: sua cozinha vai ficar limpinha sem nenhuma sujeirinha! Seu organismo agradece!

Quanto aos eletrodomésticos que você vai se desfazer, pense que você poderia estar gastando rios de dinheiro com remédios! Alguns deles não são suficientes para um mês e custam muito mais que um liquidificador!

O que você achou sobre : Tripla lavagem: como limpar o gluten da sua casa ?? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

NCG.org : por Silvia Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar :

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , ,

2 comentários em “Tripla lavagem: como limpar o gluten da sua casa

  • 2 de junho de 2019 em 12:35
    Permalink

    Obrigada pelo artigo. Qual a quantidade de vinagre em relação ao detergente?

    Resposta
    • NaoContemGluten
      2 de junho de 2019 em 18:14
      Permalink

      Nós que agradecemos pela confiança e pelo contato ! A quantidade é em partes iguais.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *