Por que celíacos deveriam estocar comida?

Por que celíacos e alérgicos deveriam estocar comida?

Nos últimos anos tivemos indícios de que situações inusitadas simplesmente podem acontecer inesperadamente!
Desde situações sanitárias, como doenças contagiosas até eventos da natureza, como : chuvas intensas, enchentes, queimadas, tornados, entre outros e, que podem vir a causar falta de energia, água e acesso à internet ( dificultando pagamentos, saques em caixas eletrônicos, comunicação e informação).
Então, por que celíacos e alérgicos deveriam estocar comida em casa? Simplesmente porque nossa alimentação é restrita e dependente de determinadas marcas e fornecedores. Outro fato é que deve ser livre de glúten (e de contaminação cruzada) e/ou de alérgenos. Se uma situação como as citadas acima já é estressante por si só, imagine você passar por um estresse com muita fome, pois não havia adequado para se alimentar ou passando mal porque ingeriu o que te faz mal!?
Eu sei que muitos vão dizer que tudo sem glúten é muito caro, mal é possível comprar para o dia a dia, imagina então fazer estoque! Calma! Devemos começar pelo básico!

E qual é o básico para estocar comida?

por que celíacos deveriam estocar comida?

 

O básico para estocar comida é: arroz, feijão, macarrão sem gluten, sardinha em lata, atum em lata, carnes e embutidos enlatados, conservas (milho, ervilha, molho de tomate, etc), alimentos embalados a vácuo, liofilizados, etc…. Adapte a lista do estoque de comida à sua alimentação e necessidades. Não é preciso comprar tudo de uma vez, mas vá acumulando mês a mês, item por item, até formar um bom estoque suficiente pelo menos para você celíaco e quem mais morar com você, passar um mês (30 dias) sem se preocupar com as suas principais refeições diárias. Num primeiro momento, é melhor focar em alimentos não perecíveis e que não necessitem de refrigeração.
Conforme sua despensa for ficando recheada e completa com os itens essenciais, você poderá começar a comprar outros itens : algum doce, pão de longa validade, biscoitos, chocolates, balas, compotas,  etc….

Como cuidar do seu estoque de comida para não perder os alimentos?

Uma das maiores preocupações de quem começou a estocar comida é com certeza a validade. Compre sempre o que você realmente consome e vá “rotacionando” os insumos. Por exemplo: você tem duas latas de milho e comprou mais uma, verifique a data de validade das três latas, coloque as que vão vencer primeiro na frente e quando comprar mais, vá colocando as mais novas (maior validade) para trás. Lembre de todo mês verificar a data de validade de seus insumos para não perder os alimentos.

Dicas importantes para armazenar comida enlatada : verifique se a “costura” lateral da lata está em boas condições, se não há pontos amassados ou ferrugem. Não armazene latas amassadas ou estufadas. Se possível, ao empilhar as latas, coloque um guardanapo ou pedaço de papel toalha entre elas, assim evita ferrugem e aumenta a vida da lata.

Dicas importantes para armazenar comida não perecível : esteja sempre de olho no seu armário para o surgimento de traças, baratinhas, mariposas e outros insetos. Antes de guardar, verifique se o alimento está livre de carunchos, larvinhas, etc. Lembre-se que esses insetos conseguem contaminar as outras embalagens também. Todo cuidado é pouco! Folhas de louro, cravos espalhados pelo armário são bem vindos para espantar eventuais invasores e assim aumentando a vida útil do seu estoque de comida.

Como saber a quantidade de alimento necessário para o meu estoque de comida?

Para saber a quantia necessária para o seu estoque de comida é bem simples, considere anotar quanto tempo você demora para consumir determinado alimento. Por exemplo : quanto dura um pacote de 5 kilos de arroz na sua casa? Quanto dura um pacote de café? Quanto dura um kilo de feijão? Assim facilita para você se organizar com relação a quantidade de alimentos que você vai precisar ter estocado em sua despensa para se alimentar por no mínimo 30 dias, sem precisar sair de casa para comprar.

Certifique-se de que sua comida está guardada longe de calor, umidade e principalmente se você vive em locais que comumente alagam, tente manter seus alimentos numa altura onde a água não alcance.

 

Quais outros itens são importantes para o seu estoque?

Quando fala em estocar comida muita gente esquece de um fator muito importante, tão importante tanto quanto os alimentos, que são: Água potável, soluções desinfetantes para alimentos, medicamentos (principalmente os de uso contínuo), produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, velas e fósforos.

Algum dinheiro em espécie principalmente notas pequenas, para que possa comprar algum item que esteja faltando no seu estoque de comida.

Caso tenha pets, lembre-se deles também e mantenha-se abastecido para poder cuidar deles.

Como diz nosso ditado popular : “Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”, mesmo que você nunca precise usar seu estoque para emergências, ter o costume de estocar comida em casa é bom até mesmo para quando estamos com preguiça de sair de casa ou quando recebemos visitas inesperadas!

                                                       NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

 

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

Gostou dessa post?? compartilhe com seus amigos nas suas rede sociais por aqui!

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *