Chocolate Callebaut tem gluten? Confira a resposta do SAC

Quando se trata de chocolates, não podemos deixar de lado o Chocolate Callebaut, um dos poucos fabricantes de chocolate na Bélgica que produz desde a amêndoa do cacau até o chocolate.

Uma pergunta que não quer calar entre os celíacos e alérgicos ao trigo é :

  • Qual marca de chocolates possui chocolate sem gluten e sem contaminação cruzada?

Então hoje vamos esclarecer uma das dúvidas : Chocolate Callebaut tem gluten?

Chocolate Callebaut tem gluten?

Chocolate Callebaut tem gluten? Confira a resposta do SAC

A Barry Callebaut possui uma grande variedade de chocolates Dark, Branco, Caramel, Milk, Ruby, Colorido e Mixed para uso profissional em diversas linhas que incluem:

  • Chocolate Belga
  • Chocolate Power
  • Chocolate de Origem
  • Chocolates Sem Adição de Açúcar
  • Chocolate com Certificação Fairtrade
  • Chocolate para Bebidas
  • Chocolate para Gelatos
  • Chocolate para Snacks
  • Callets™ Coloridos e Saborizados
  • Decorações de chocolate(granulados)
  • Pastas e recheios
  • Produtos a base de frutos secos.

A maior parte do Chocolate Callebout vem rotulado como sem gluten, mas hoje em dia muitos celíacos já sabem por experiência própria que não se deve confiar no “NÃO CONTÉM GLUTEN” que vem no rótulo do chocolate, por isso sempre é bom entrar em contato com o SAC(Serviço de Atendimento ao Consumidor) para ter certeza se é apto ou não para celíacos, e o Chocolate Callebout não são uma exceção, veja a resposta do SAC.

Resposta do SAC Chocolate Callebaut

Chocolate Callebaut tem gluten? Confira a resposta do SAC

“Há tempos, a Barry Callebaut possui Política Global de Alergênicos baseada nas informações e regulamentos disponíveis sobre o tema para controlar os alergênicos dentro de suas instalações e definir a mensagem de alerta rotulada nas embalagens de seus produtos. Entretanto, a RDC nº 26/2015 (legislação brasileira) trouxe alguns requisitos diferentes do que se prevê em outros países. Diferentemente de outras normas internacionais, não existe qualquer exceção para ingredientes derivados dos 18 alergênicos (mesmo que estudos demonstrem que tal derivado não ocasiona reações adversas com frequência) e nem limites para traços de proteínas alergênicas no produto final, o que coloca sob a responsabilidade dos fabricantes a garantia total de AUSÊNCIA de alergênicos nos produtos. Com isso, a menos que se possa comprovar que em 100% da produção a quantidade de alergênicos no alimento é ZERO, temos que adicionar o alerta “pode conter”. Os alergênicos considerados pela legislação brasileira são:

1.   Trigo, cevada, centeio, aveia e suas estirpes hibridizadas
2.   Crustáceos
3.   Ovos
4.   Peixes
5.   Amendoim
6.   Soja
7.   Leite de todos os mamíferos
8.   Amêndoas (Prunus dulcis, sin. Prunus amygdalus, Amygdalus communis L.)
9.   Avelã (Corylus spp.)
10. Castanha de Caju (Anacardium occidentale)
11.  Castanha do Pará ou Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa)
12.  Macadâmia (Macadamia spp.)
13.  Nozes (Juglans spp.)
14.  Pecã (Carya spp.)
15.  Pistache (Pistacia spp.)
16.  Pinhão (pignoli) (Pinus spp.)
17.  Castanha Portuguesa (Castanea spp.)
18.  Látex Natural.

Embora as barras de 5 kg de chocolate amargo Callebaut sejam produzidas em equipamentos dedicados, sua linha fabril compartilha área de produção com outros produtos que contêm leite, como as barras de 5 kg de chocolate Ao Leite Callebaut. Todas as medidas para evitar o contato cruzado entre produtos com leite são tomadas, mas, no momento, não temos um estudo completo para comprovação de que o produto final será totalmente livre de leite (não fazemos análise de produto acabado para investigação de proteínas alergênicas e toda metodologia de análise possui um limite de detecção que não garante ausência total, logo, os pequenos traços ainda podem gerar reações alérgicas em indivíduos com alergias mais severas), por isso, sob o compromisso em prestar as informações mais detalhadas e verdadeiras a nossos clientes e consumidores, o time global da Garantia da Qualidade concluiu que o alerta “pode conter leite” deve ser incluído na rotulagem até que se possa garantir, em 100% do tempo, a ausência de traços de leite no produto final.

A questão da manutenção da certificação Kosher Pareve (KP) para esses produtos foi discutida com o rabino da OK Kosher Certification, responsável pela unidade Barry Callebaut fabricante desses chocolates, na Bélgica. Ele esclareceu que, basicamente, Kosher Pareve é um produto que não contém ingredientes de origem animal e que não se deve confundir certificação Kosher Pareve com garantia de ausência de alergênicos, pois, ao contrário de consumidores alérgicos, a comunidade judaica pode aceitar a presença de traços de leite nos produtos KP, desde que comprovado que a adição não seja intencional e que a quantidade seja extremamente baixa. O rabino explicou que, do ponto de vista religioso e da cultura judaica, o risco de leite estar presente nesse produto final é desprezível, entretanto, se tratando de questão de saúde de consumidores alérgicos, ele não pode ser ignorado. Por isso, ele concordou em incluir o alerta “pode conter leite” conforme requisitos da RDC nº 26/2015, nas embalagens dos produtos comercializados no Brasil, com a adição de uma observação para que fique claro o motivo do produto continuar sendo KP, conforme abaixo:

Desta forma é possível saber que o risco de presença de leite no produto final é desprezível, do ponto de vista Kosher.

Reafirmamos que, apesar da alteração na rotulagem dos produtos comercializados no Brasil, para adequação à legislação local, os produtos não sofreram modificações, continuando seguros para quem já os consumia e nunca desenvolveu reações alérgicas a eles.

Atenciosamente,”

Chocolate Callebaut sem gluten

Chocolate Callebaut tem gluten? Confira a resposta do SAC

O que acharam da resposta do SAC Barry Callebaut? Essa resposta foi uma resposta padrão, famoso Ctrl+C e Ctrl+V, porém achamos bem satisfatória. Está bem explicado que o Chocolate Callebaut segue a RDC nº 26/2015, portanto eles rotulam corretamente!

Se encontrar o chocolate Callebaut sem gluten no supermercado, pode confiar no rótulo que é seguro para celíacos e alérgicos ao trigo. Como eu disse no início da matéria, a maior parte dos chocolates não contém gluten ( ainda não vi um que contém gluten) e eles possuem uma ótima variedades de chocolates.

Todos os chocolates Barry Callebaut é para uso profissional, porém por falta de opções de chocolates sem gluten aptos para celíacos e alérgicos ao trigo no mercado, muitos celíacos procuram pelo chocolate Callebaut.

Mas de qualquer forma fica o aviso de sempre !

*** Antes de consumir qualquer produto sempre leia o rótulo, os fabricantes mudam de ingredientes sem prévio aviso. Na dúvida entre em contato com o SAC ***

O que você achou sobre : Chocolate Callebaut tem gluten? Confira a resposta do SAC ? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o centésimo trigésimo segundo post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 100 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 233, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar :

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *