Bolo sem glúten

Se você sofre de problemas relacionados a intolerância ao consumo de glúten já sabe que não é fácil conviver com ela, certo? Só nós, intolerantes ao consumo do glúten, sabemos o tamanho da dificuldade e da privação que temos que passar para nos manter saudáveis. Porém a boa notícia é que nem tudo está perdido. Existem salvações e opção para que possamos consumir coisas gostosas que não nos façam mal. E hoje o assunto aqui será bolo sem glúten.

Isso mesmo, hoje vou deixar aqui minhas receitas preferidas de bolos que nós podemos consumir sem medo de passar mal. Eu sou apaixonada por bolos e quando descobri o meu problema com glúten pensei: “Nunca mais vou poder comer um bolo na vida.

A boa notícia é que eu estava errada e que sim, é possível consumir bolos, doces e salgados sem passar mal e sem prejudicar minha saúde. Confere abaixo as receitas dos melhores bolos sem glúten que existem.

Bolo de cenoura sem glúten

bolo de cenoura sem glúten

Um bolo de cenoura quentinho faz sucesso em qualquer lugar, a qualquer hora, certo? Posso afirmar sem medo de erra que pelo menos 90% da população adora comer bolo de cenoura com aquela cobertura maravilhosa de chocolate e eu acho que você não é diferente da maioria nesse quesito rsrs. Então a primeira receita que eu decidi colocar nessa postagem foi a do famoso bolo de cenoura sem glúten.

Receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Para saber: Você precisará de um liquidificador para fazer essa receita.

Ingredientes

  • 3 xícaras de mistura para bolos glúten free (sem glúten);
  • 2 xícaras de açúcar demerara;
  • 1 xícara de óleo de canola;
  • 3 ovos;
  • 3 cenouras médias;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Cobertura

  • 100 gramas de chocolate 70% cacau;
  • 3/4 xícara de leite desnatado.

Modo de preparo

No liquidificador coloque os seguintes ingredientes: açúcar, óleo, ovos e as cenouras picadas em quadradinhos. Deixe bater por aproximadamente 1 minuto. Desligue o liquidificador.

Em uma outra vasilha coloque a mistura para bolos sem glúten junto com a pitada de sal. Aos poucos vá colocando a massa feita no liquidificador até que tudo fique homogêneo. Por último você acrescentará o fermento. Misture de forma suave com uma colher de pau. Coloque a massa em uma forma retangular ou aquelas formas de pudim (que tem um furo no meio), antes unte a forma com óleo e dê uma polvilhada com a mesma farinha utilizada na receita.

Forno: O forno deve estar pré aquecido na temperatura de 180ºC. O bolo deve ficar no forno por volta de 30 minutos.

Modo de preparo da cobertura

Em uma panela não muito fina adicione o leite e em seguida o chocolate picado, leve ao fogo baixo e mexa até a calda ficar espessa o suficiente. Se você gostar de caldas mais grossas diminua um pouco do leite, caso queira uma calda mais leve, use as 4 xícaras conforme indica a receita.  Cubra o bolo imediatamente ao tirar a calda do fogo e sirva.

Bolo de banana sem glúten

bolo de cenoura sem glúten

Bom, não é tão normal ver as pessoas pedirem bolos de bananas por aí, eu sei. Porém eu decidi colocar esse bolo nesse TOP 5 porque ele fica simplesmente delicioso. Acredite, se você gosta de bolo fofinho e com gosto de infância não deixe de experimentar esse bolo de banana sem glúten.

Receita de bolo de banana sem glúten

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de arroz sem glúten;
  • 1 copo de leite semidesnatado ou desnatado;
  • 1/2 copo de óleo de soja;
  • 4 ovos;
  • 1 colher (sopa) de fermento;
  • 8 bananas grandes ( é importante que as bananas estejam maduras);
  • 1 e 1/2 copos de açúcar

Para saber: Essa receita é feita no liquidificador.

Primeiro você baterá no liquidificador o leite, o óleo de soja, a farinha de arroz sem glúten, os ovos, quatro bananas maduras, o fermento e o açúcar. Bate para que a mistura fique homogênea e sem pelotinhas.

Unte a forma com o óleo de soja e despeje a massa. Após isso corte as outras quatro bananas em rodelas e coloque-as sobre a massa.

Dica: Você pode polvilhar as bananas com açúcar e canela, caso goste.

Forno: O forno deve estar pré aquecido por pelo menos 5 minutos com a temperatura de 180 graus. Deixe o bolo no forno por pelo menos 45 minutos (se o seu forno for muito forte o tempo caí para aproximadamente 38 minutos).

Bolo de Fubá sem Glúten

bolo de fubá sem glúten

Bolo de fubá é muito coisa de casa de vó, não? Lembro quando eu era mais nova que chegava da escola e sempre tinha um bolo de fubá quentinho para tomar café da tarde. Arrisco dizer que esse é o bolo mais brasileiro dos bolos. A boa notícia é que é possível fazer um bolo de fubá sem glúten levinho e muito gostoso. O fubá pode ser ingerido sem receio por quem sofre com problemas de intolerância a glúten e lactose.

Receita de bolo de fubá sem glúten

Ingredientes

  • 2 ovos orgânicos;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar demerara;
  • 1 xícara de chá de fubá;
  • 3 colheres de sopa de manteiga vegetal;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • 1 colher de chá de fermento químico.

Modo de preparo

Deixe o forno pré aquecendo antes de começar a bater a receita. O ideal é que esteja na temperatura de 180 graus. Nessa receita você usará uma batedeira. Bata os ovos e o açúcar até que se forme uma massa lisinha e homogênea. Após isso, adicione o fubá e a manteiga, deixe bater por pelo menos 1 minuto. Após isso você vai adicionar todos os outros ingredientes (menos o fermento) e deixará a batedeira ligada, ou seja, não pare de bater o bolo. Quando o creme estiver liso desligue a batedeira e adicione o fermento mexendo com uma colher até que ele esteja totalmente incorporado.

Forno: Despeje então a massa na assadeira já untada com óleo de soja vegetal ou manteiga e leve ao forno por 30 minutos na temperatura de 180 graus. O ideal é que você retire o bolo da forma quando ele estiver morno, caso faça isso com ele muito quente ele pode quebrar.

Bolo de laranja sem glúten

O bolo de laranja é outro bolo delicioso. Não é difícil encontrá-los em cafés da manhã e como sobremesas na casa da vovó ou daquela tia mais velha. Muitas pessoas são intolerantes ou estão desenvolvendo intolerância ao glúten, por isso, cada vez mais, é necessário realizar adaptações para que todo mundo consiga aproveitar as delícias da vida. Confira abaixo a receita certa para fazer um bolo de laranja sem glúten inesquecível.

Receita de bolo de laranja sem glúten

Ingredientes

  • 1 xícara de suco de laranja;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo de girassol ou canola;
  • 1 xícara e meia de açúcar demerara;
  • 2 xícaras de mix de farinhas sem glúten;
  • 1 colher de sopa de fermento químico
    * a gosto de raspas de metade de uma laranja (sem a parte branca)

Modo de preparo

Unte a forma com o óleo de girassol ou de canola e jogue um pouco do mix de farinhas sem glúten. Após isso deixe o forno pré aquecendo a temperatura de 180 graus.

No liquidificador você vai bater o suco e o açúcar demerara, após isso coloque os ovos, as raspar de laranja e o óleo de girassol ou de canola e bata bem até que a massa fique lisinha. Adicione em seguida o mix de farinhas sem glúten. Por último misture o fermento com uma colher de pau, até que ele se incorpore totalmente a massa.

Forno: Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 25 – 30 minutos por 180 graus (isso vai depender da potência do seu forno). Você pode decorar o bolo com chocolates coloridos, raspas ou fatias de laranjas.

Bolo de chocolate sem glúten

bolo de chocolate sem glúten

Ahhhh! Você achou mesmo que eu ia terminar esse TOP 5 aqui sem falar do melhor bolo do mundo? Claro que não, né? O bolo de chocolate é sucesso em 100% dos lares brasileiros. Quem nunca morreu de vontade de comer um bolo de chocolate logo pela manhã, ou depois daquele dia estressante de trabalho e faculdade? Ninguém é de ferro, não é? Então confere a receita do bolo de chocolate sem glúten mais gostoso do universo.

Receita de bolo de chocolate sem glúten

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 + 3/4 de xícaras da farinha de arroz sem glúten;
  • 3/4 de xícara de cacau em pó;
  • 1 + 1/2 colheres de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1 xícara de leite zero lactose;
  • 1/2 xícara de óleo de soja vegetal [ou manteiga, como preferir];

Modo de preparo

Antes de tudo você já deve deixar o forno pré aquecer, não subestime essa dica, isso é muito importante para o resultado final do bolo de chocolate sem glúten.

O segundo passo é deixar a forma untada com manteiga ou com o óleo de coco vegetal. Utilize a farinha de arroz sem glúten para untar a forma. Após encontrar uma tigela grande, misture os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Deixe essa mistura separada.

Você precisará de uma segunda tigela, utilize um fuê ou um garfo e bata os ovos. Acrescente o óleo de soja vegetal e o leite zero lactose, aqui você deve bater bem a massa. Após isso misture os ingredientes secos. Use uma colher de pau e misture bem a massa. Não estranhe, ela ficará mesmo mais líquida do que as massas de bolos comuns.

Forno:  Coloque o bolo na forma e asse-o em forno médio pelo tempo de 30 – 35 minutos. Você pode espetar o bolo com um palito e retirá-lo quando estiver sequinho.

Você pode fazer um recheio delicioso com nozes e chocolate meio amargo. Deixe a criatividade fluir e aproveite essa delícia.

E aí? Tem alguma receita de bolo sem glúten legal para nos passar? Vai fazer algumas dessas receitinhas em casa? Não deixe de nos contar nos comentários. Até a próxima =)

 

 

 

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *