Rotulagem errada : farinha de centeio integral “Não Contém Gluten”

“Centeio é um dos 3 cereais que celíacos devem eliminar da alimentação, pela presença de Glúten. Produto gaúcho, mas foi comprado em São Paulo.
A empresa erra ao escrever “Não Contém Glúten“, colocando a saúde de celíacos em risco. Fere a Lei Federal 10.674/2003 de rotulagem de glúten.
O rótulo não traz a rotulagem com alerta para alérgicos descumprindo a RDC 26/2015 que regula a rotulagem de alérgenos.
O produto descumpre a RDC 259/2002 e o CDC em seu artigo 6°.”

Texto : Fenacelbra

Rotulagem errada : farinha de centeio integral “Não Contém Gluten”

A farinha foi comprada em São Paulo e a foto foi postada em um grupo virtual para celíacos do Facebook.

O presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares Coopernatural, Sr. Ricardo Edson Fritsch esclareceu na página oficial da Fenacelbra : 

“Boa noite. Meu nome é Ricardo Edson Fritsch eu sou o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares Cooperantural. Saíram 24 unidades rotuladas com erro o mesmo foi acertado imediatamente. A Farinha de Centeio sai rotulado com glúten. A Coopernatural é uma empresa séria e respeita seu consumidores. Veja no nosso site o produto o mesmo está com rotulagem COM GLÚTEN.. http://coopernatural.com.br/…/farinha-integral-de-centeio/ ” 

No entanto, a pessoa que comprou enganada acreditando ser sem gluten, relatou que no empório em que fez a compra ainda havia mais um pacote na prateleira. Então, mais uma vez vamos reforçar : CELÍACOS não podem consumir TRIGO, CENTEIO, CEVADA e AVEIA (por contaminação) nem a farinha, nem produtos feitos com esses ingredientes. O fato da farinha de trigo, centeio, cevada e aveia serem orgânicos ou integrais também não muda a situação dessas farinhas, elas continuam a ter gluten e é veneno para celíacos e alérgicos. No presente momento, esse post está sendo escrito em Setembro de 2019, só temos a opção de AVEIA CERTIFICADA SEM GLUTEN, não existe trigo, centeio e cevada sem gluten. Se algum desses três estiver rotulado como sem glúten, não compre e denuncie para a Anvisa e alerte a Fenacelbra.

Quanto à aveia certificada sem glúten, consuma com moderação, pois 8% dos celíacos se sentem mal consumindo aveia sem gluten. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, temos um post aqui no portal : Celíaco pode comer aveia?

*** Antes de consumir qualquer produto sempre leia o rótulo, os fabricantes mudam de ingredientes sem prévio aviso. Na dúvida entre em contato com o SAC ***

O que você achou sobre : Erro no rótulo : farinha de centeio integral “Não Contém Gluten” ?? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o centésimo segundo post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 100 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 263, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar :

 

 

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *