Tem idade para descobrir a doença celíaca ??

Tem idade para descobrir a doença celíaca ?? – essa foi uma pergunta que veio até

nós, e acredito que existem muitas pessoas com a mesma dúvida. Por isso decidimos esclarecer essa dúvida fazendo um post !

Existe uma idade para descobrir a doença celíaca ??

A resposta é : em qualquer momento da vida é possível descobrir a doença celíaca. Porém, eu sempre observo isso, desde que conseguimos nos lembrar de nós mesmos já tínhamos sintomas que passavam desapercebido. Seja episódios de diarreia – facilmente confundido com virose; prisão de ventre – alimentação inadequada; inflamação crônica, como otite, faringite, sinusite, asma, bronquite, etc; mau hálito; magreza; cansaço/ desânimo/ apatia; episódios de mau humor / birra; paladar seletivo; dor de cabeça; dor na barriga; má digestão; tropeçar ou esbarrar em batentes e objetos, enfim… a lista de sintomas que nem parecem sintomas é enorme, (se você quer saber mais sobre os sintomas, veja aqui.) e o celíaco que segue a dieta sem gluten corretamente acaba percebendo que tinha sintomas sim, porém como dizem : ” não ligava o nome à pessoa”! Jamais iria imaginar que estaria doente. 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja aqui : Quais os exames para diagnosticar doença celíaca?

É uma doença genética ?? Tem idade para descobrir a doença celíaca ??

Voltando à pergunta : em qualquer momento, porém é agudizada ou percebida (assim como qualquer outra doença autoimune) quando estamos em situações de estresse, assim como uma gestação, onde o organismo da mãe sofre mudanças físicas, emocionais e hormonais. Cirurgias, perdas financeiras, perdas de entes queridos, entre outros também são situações de muito estresse, fazendo então com que doenças autoimunes apareçam. No caso específico da doença celíaca, temos também o gluten como agressor (gatilho para essa doença), e observando com atenção, é impossível ficarmos absolutamente livres do trigo, já que ele é onipresente, está em todo lugar e onde menos imaginamos. Sendo assim, tendo a genética, o gatilho – que seria o contato com o gluten e uma situação de estresse, é quase impossível não desenvolver a celíaca. 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja aqui : Contaminação cruzada por gluten : Manual para celíacos

Minha bebê pode ter doença celíaca? – Tem idade para descobrir a doença celíaca ??

 Sim, é uma doença autoimune genética! Familiares de primeiro grau tem que fazer os exames também! Porém, ela ainda é recém-nascida, investigue você, cuide-se para poder cuidar dela! Mais para frente você juntamente com o pediatra vão decidir como vão investigar, introduzir os alimentos etc….

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja aqui : Doença celíaca : o que é, sintomas e chance de familiares terem também

 

NCG.org : por Silvia Kawaguti

 

 

“Tem idade para descobrir a doença celíaca ??” Conseguimos tirar a sua dúvida e mostrar uma solução para isso?? Esperamos que sim!

Qualquer dúvida sobre a comenta aqui em baixo, manda um Gmail ou um sinal para tirarmos a sua dúvida!

Deixa sugestão de posts que você gostaria de olhar também!!

Para nos seguir no Instagram: Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook: Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter: Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest: Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar(share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar:

 

 

Curte as nossas redes aqui embaixo para nos acompanhar melhor👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *