Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

Uma das maiores dificuldade dos celíacos e alérgicos ao trigo é com certeza a alimentação por se tratar de uma doença onde o único tratamento é a dieta alimentar. Se dentro de casa alguns celíacos já sentem certa dificuldade, imagina fora de casa, onde encontrar restaurantes, lanchonetes ou padarias sem gluten e livre de contaminação cruzada é uma tarefa difícil, simplesmente porque ainda existem poucos estabelecimentos que se enquadram nesse perfil.

Uma seguidora da Casa Sem Gluten fez a seguinte pergunta :

  • “Como eu faço para esquentar marmita no trabalho? Porque usam o microondas para tudo.”

Sim, acredito que o problema da maior parte dos celíacos é o mesmo que o dela,  a contaminação cruzada por trigo, centeio, cevada e aveia que ocorreria no microondas do seu trabalho.

Então para poder esclarecer essa dúvida, a matéria de hoje é: Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten !

Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

 

Como explicamos, o problema principal é a contaminação cruzada (eu diria contaminação direta, pois há restos de comida que pulam de outras marmitas dentro do microondas) que ocorre quando se esquenta marmita em um microondas que é usado para esquentar alimentos com o gluten, então o ideal mesmo é esquentar em um microondas separado que só esquenta alimentos sem gluten, mas sabemos que é bem difícil ter um microondas no seu trabalho só para você…

Por isso listei algumas formas para você esquentar sua marmita sem ter que se preocupar com nada !

  1. Comer a marmita fria mesmo(Eu sei que isso não é um modo de esquentar marmita kkkk)
  2. Esquentar marmita no microondas coberto com saco pardo, saco plástico para alimentos ou sacos de papel
  3. Marmita elétrica.

Comer a marmita fria

Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

Podem até achar que estou brincando, mas não estou não! Tanto que era o que eu mais fazia quando precisava levar marmita para qualquer lugar, nunca esquentava marmita no microondas. Se não colocar a marmita no microondas, não têm risco de contaminação cruzada! (kkkk) O jeito mais simples e eficaz, porém limitava muito a diversidade do que levaria como marmita, porque têm comida que comer sem esquentar é difícil 😅

Esquentar marmita no microondas coberto com saco pardo/saco plástico

Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

Acredito que era esse tipo de dica que você queria. Esquentar marmita dentro de um saco pardo ou saco plástico que suporte calor e se for possível dentro de outro, para não correr risco algum, e colocar no microondas para esquentar a marmita. Assim você consegue evitar o contato direto da marmita e o microondas minimizando e até eliminando a contaminação cruzada. Descarte o primeiro saco e coloque sua marmita ainda dentro do primeiro saquinho no local em que você vai fazer sua refeição. Lave as mãos e retire o outro saco pardo ou de plástico e bom apetite!

Marmita elétrica

Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

A marmita elétrica compramos recentemente e recomendamos muito ! Você pode comer a sua marmita quentinha sem ter que se preocupar com a contaminação cruzada, pois você não precisa colocar no microondas! Existem dois modelos de marmita elétrica no mercado. Uma delas é no sistema “banho maria”, onde você coloca água no recipiente maior, liga na tomada e encaixa a marmita em si por cima. O outro modelo não necessita colocar água, simplesmente plugue na tomada e após alguns minutos, a comida estará quentinha. Compramos o modelo chinês que não necessita água. O preço médio no aplicativo do Mercado Livre já com frete para SP era de R$50,00 (agosto de 2019). Como está fazendo muito frio, notamos que são necessários 50 minutos para a comida toda ficar bem quentinha. Cabe bastante comida no recipiente, é fácil de lavar e carregar. A colher que vem junto é muito pequena e meio molenga, mas isso realmente é o menor dos problemas. Ambos os modelos requerem que haja uma tomada perto do seu local, seja estudo, trabalho ou passeio.

Aqui vai algumas dicas bônus :

Nunca ande sem comida na sua bolsa ou mochila! Pode ser uma fruta, uma barrinha sem gluten, até pipoca de canjica está valendo. Quando estamos com fome nosso poder de decisão fica afetado e corremos o risco de cair na tentação de comer em locais não seguros para celíacos e alérgicos.

Deixe algumas opções de comida para a sua marmita congeladas, para emergências, como aquele dia que você perdeu a hora ou acordou desanimado (a) para fazer sua comida.

Tenha sempre algum enlatado sem glúten em sua despensa para emergências! Atum em lata é uma ótima opção.

Caso você não goste de nenhuma dessas opções, tem muitas bolsinhas térmicas no mercado hoje em dia. Não custam muito caro, são bem bonitas ( tem para todos os gostos e bolsos ) e conservam a comida quente por algum tempo.

O que você achou sobre : Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten ?? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!

Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :

  • naocontemgluten.org@gmail.com

Estamos publicando todo dia agora !

Este foi o octagésimo terceiro post seguido que postamos aqui !! Ufffa, completamos 80 dias seguido gente !! Está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, rumo ao 365 (faltam apenas 282, pouca coisa hahaha), não perca !!

NCG.org : por Silvia Kawaguti

Para nos seguir no Instagram :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no FaceBook :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Twitter :

Não Contém Glúten.org

Para nos seguir no Pinterest :

Não Contém Gluten.org

Não esqueça de curtir e compartilhar (share) que eu fico muito feliz 😆

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

 

Você também pode gostar :

 

Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!👀

👇🏼👇🏼👇🏼👇🏼

 

Compartilhe e espalhe essa mensagem!


, , ,

7 comentários em “Como esquentar marmita fora de casa fazendo a dieta sem gluten

  • 25 de agosto de 2019 em 21:53
    Permalink

    Adorei as ideias. Teriam alguma sugestão de que comer quando viaja?

    Resposta
    • NaoContemGluten
      26 de agosto de 2019 em 15:25
      Permalink

      Olá Cláudia, agradecemos pelo comentário! Ficamos felizes que tenha gostado das dicas e vamos criar uma matéria falando o que comer quando for viajar!

      Resposta
  • 25 de agosto de 2019 em 23:41
    Permalink

    Adorei “comer a marmita fria mesmo…” Pra mim hoje é a melhor forma. Cheguei a usar marmita térmica (vocês já viram? ela é de alumínio e vem dentro de um isopor) mas isso faz muito tempo, quando eu era jovem e ainda não me sabia celíaca. Funcionava super bem!
    Sugiro que façam uma matéria falando sobre como se alimentar com segurança em viagens. Em 2016 estive no SESC de Araxá e eles permitiram que eu levasse uma panela elétrica (onde eu fazia arroz com legumes e carne) e uma cafeteira elétrica. Tinha um microondas na cozinha comunitária mas ao abri-lo quase surtei… tinha alimento de todo tipo grudado nas paredes e na porta do micro.
    Adoro as sugestões de vocês. Sou fã. Beijos

    Resposta
    • NaoContemGluten
      26 de agosto de 2019 em 15:23
      Permalink

      Olá Janete, agradecemos pelo comentário! Parece brincadeira, mas se quer evitar contaminação cruzada, é o melhor a fazer! Não conhecíamos sobre essa marmita térmica, agradecemos pela dica, opção nunca é demais!! faremos sim uma matéria sobre “como se alimentar com segurança em viagens”!
      Beijos

      Resposta
  • 18 de setembro de 2019 em 10:13
    Permalink

    Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!

    Resposta
  • 16 de outubro de 2019 em 19:31
    Permalink

    Esquentar a marmita com a tampa fechada impede a contaminação cruzada?

    Resposta
    • NaoContemGluten
      17 de outubro de 2019 em 08:57
      Permalink

      Impede, mas assim acaba contaminando o seu recipiente e consequentemente acaba te contaminando. Recomendamos comprar um rolo de saco plástico para freezer e cobrir a sua marmita, assim impede o contato direto do microondas com a sua marmita!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *