Celíacos podem comer aveia?

A aveia comum, que vende no mercado, apesar de ser naturalmente sem gluten, é imprópria para celíacos consumirem porque sofre contaminação cruzada com trigo, centeio e cevada do plantio até o processo de embalar. Mas, existe uma aveia que é plantada sob um rigoroso processo de pureza que é apta para celíacos consumirem.

Aqui no Brasil, começamos a ter acesso a esse tipo de aveia há pouco tempo, antigamente só comprando no exterior. O que ocorre, é que mesmo sendo certificada, uma parte dos celíacos não se sente bem comendo aveia e põe em dúvida a procedência da mesma.  A aveia tem como proteína a Avenina, que possui uma sequência de aminoácidos muito semelhante ao gluten – proteína do trigo, causando reação semelhante a de quando se consome gluten. Entretanto, em estudos feitos, apenas 8% dos pacientes com doença celíaca apresentaram reação ao consumir a aveia. Um outro fator a se considerar é que a aveia é rica em fibras, caso o intestino ainda esteja muito inflamado, pode causar mal estar. Se você passa mal quando come aveia, já sabe a razão! Alguns especialistas em doença celíaca recomendam que o paciente só introduza a aveia no cardápio quando já tiver recuperado a saúde, ou seja, quando tiver recuperados as vilosidades intestinais e ausência de sintomas (o que pode levar até um ano). Assim mesmo, a recomendação é de um consumo de até 25g/dia para crianças e 50g/dia para adultos – de aveia certificada sem gluten.

Esse não é um post pago (antes fosse kkkk), mas como muitas pessoas nos perguntam sobre as aveias vendidas aqui no Brasil, entramos em contato com o SAC da Jasmine (apesar de estar bem claro no site deles que tomam cuidado com a contaminação cruzada) , conversamos por telefone e recebemos email também confirmando o cuidado  com os produtos sem gluten. Segue a transcrição do email :

Esclarecemos que a linha sem glúten tem todo o cuidado desde o plantio até chegar ao consumidor

São totalmente seguros para celíacos e certificados.
Atenciosamente.

 

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Assistente de Relacionamento com o Cliente
www.jasminealimentos.com
Tel. +0800-7018003
Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 4809 | CEP: 81730-040 | Curitiba – PR

Esperamos que esse artigo tenha sido útil pra você!

Se gostou, compartilhe em suas redes sociais, deixe um comentário aqui abaixo, e assim aos poucos vamos compreendendo melhor os problemas com o glúten!

 

Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *